nov
17
2014

Dia da Consciência Negra

consciencia-negra

Todo mundo adora feriado não é?

Assim dá pra vir aqui no Mazza se divertir muito!! Dia 20 de novembro será um deles, o Dia da Consciência Negra. É um feriado novo, foi instituído somente em 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Quilombos eram comunidades de escravos refugiados, que tentavam reencontrar seus familiares e viver livremente, buscando uma vida digna. Neles, existiam manifestações religiosas e lúdicas, como a música e a dança. O mais famoso deles na história do país foi o de Palmares, o maior símbolo da resistência dos escravos no Brasil Colonial, e Zumbi foi seu último e mais importante líder.

A escravidão foi muito cruel e desumana, meus amores, e os negros sofreram por mais de 300 anos no Brasil, até que se assinasse a Lei Áurea, libertando-os. Mas a lei só foi possível por causa da luta incansável de escravos como Zumbi, contra a escravidão.

O Dia da Consciência Negra é muito importante porque promove a reflexão de como os negros foram importantes e quanto contribuíram para o desenvolvimento do nosso país. O Brasil daquela época cresceu pelas mãos dos negros escravos. Por isso, é justa a homenagem que fazemos neste dia, reconhecendo sua importância e valor como seres humanos.

Um beijinho, Vovó Carmela.

Sobre o autor: Turma do Mazzinha

Deixe um comentário

Current month ye@r day *

Jornal Mazza

Links

Novidades

Conheça a Turma

personagens personagens personagens personagens personagens personagens personagens personagens personagens personagens

Fotos Recentes

personagens personagens personagens personagens personagens personagens